Durante o período menstrual o aumento na liberação de substâncias conhecidas como prostaglandinas faz com que o útero contraia de maneira mais enérgica. Com isso, o sistema nervoso Autônomo ativa seus receptores e estes, por sua vez, estão conectados diretamente com a coluna lombar, mais especificamente, na vértebra L5 (gânglio simpático latero vertebral). Na osteopatia é um ponto de estudo muito importante.
Essa cascata de eventos neuroendócrinos induz a sensibilização dessa região, deixando os músculos da parte inferior das costas mais rígidos, portanto mais dolorosos. É por isso que é tão comum sentir dor na região. A mulher pode apresentar dor lombar durante a menstruação mesmo sem ter um problema ou doença diagnosticada, porém alguns problemas como endometriose, ovários policísticos, etc podem contribuir para esse sintoma.
Comum não é sinônimo de normal. Com técnicas da Osteopatia visceral voltadas para órgãos pélvicos, coluna e sistema nervoso autônomo, podemos melhorar essa condição e reduzir o quadro de dor durante os períodos menstruais, bem como auxiliar no tratamento de outras doenças pélvicas.
Comments